segunda-feira, 16 de março de 2009

Um oceano de ideias


O que fazer com uma ideia?
Como transformar um determinado conceito num projecto economicamente viável e com atractividade de mercado?
Como ultrapassar as dificuldades logísticas e administrativas que se colocam no arranque de um qualquer projecto empresarial?
Como conseguir ostentar um estatuto e projectar uma imagem que contorne as tradicionais fragilidades de uma empresa ainda em fase de afirmação?
Estas são algumas de entre as muitas questões que se colocam a um empreendedor no momento em que decide avançar com a criação de uma empresa que dê corpo à sua “ideia de negócio”.
Nesta ocasião, e se abstrairmos a igualmente crucial componente de acesso a financiamento, os Centros de Incubação de Empresas podem dar a resposta cabal a muitas dessas questões.
Assim, estes Centros disponibilizam não apenas o espaço físico que acolhe os novos projectos, dimensionável à escala dos recursos que os mesmos tenham que mobilizar em cada uma das suas fases de implantação, mas todo um conjunto de serviços que, porque partilhados entre todas as empresas desse espaço, são utilizados de forma racional e económica.
Entre tais serviços podemos encontrar a disponibilização de salas de reuniões ou de maior dimensão (para a realização de apresentações ou encontros mais alargados), serviços informáticos e de comunicações, apoio de secretariado, atendimento telefónico, armazenamento de dados, aprovisionamento de material de escritório ou mesmo consultoria em diferentes áreas (contabilidade, marketing, recrutamento, formação, etc.).
Por acréscimo, estes Centros de Incubação de Empresas estão normalmente dotados de excelentes condições de acolhimento das empresas na perspectiva física e estética, contribuindo para reforçar a imagem de marca e o estatuto de cada um desses projectos embrionários.
Ainda, com o desenrolar do tempo, é igualmente usual que certos projectos se mantenham de tal forma interligados a tais espaços que os mesmos se transformem em Centros de Negócios ou Espaços de Acolhimento Empresarial e não apenas em locais de incubação de novos projectos.
Também no plano das vantagens imateriais deste tipo de espaços deve registar-se o grau equivalente de informalidade e segurança que normalmente pauta a gestão destes espaços, o que contribui para potenciar o encontro entre os diferentes empreendedores sem jamais pôr em causa a inviolabilidade dos seus espaços próprios.
Por esta via, grande parte das empresas instaladas nestes Centros conseguem encontrar pontos de convergência entre si, viabilizando o desenvolvimento de projectos conjuntos, a que se encontram associadas evidentes mais-valias em função do seu cariz particularmente inovador.
De uma forma geral, a essência das empresas que se instalam nestes Centros são, por si só, de natureza inovadora, muitas vezes associadas a novas tecnologias, o que se assume como uma espacial mais-valia para os meios em que se encontram instalados, nomeadamente pela capacidade de fixação de quadros qualificados.
Atente-se a este título, a importância estratégica de um projecto como o “Ideia Atlântico”, o Centro de Negócios e Incubação de Empresas, que está prestes a completar um ano de actividade em Braga, tendo também presença em Lisboa e Porto e preparando-se para avançar para Luanda.
Em Braga, o “Ideia Atlântico” conta já com mais de três dezenas de empresas, preparando-se para avançar para uma segunda fase de expansão da área inicial. Neste caso, a presença da Universidade do Minho, de onde provêm dois terços do número anual de graduados do País na área das novas tecnologias, foi um dos factores elencados como decisivos na escolha de Braga como uma das sedes deste PIN - Projecto de Interesse Nacional.
Entre as várias empresas aí sedeadas podem encontrar-se diversos projectos internacionais, fornecedores da NATO, empresas criadoras de conteúdos para telemóveis ou agências de recrutamento internacional, para lá de múltiplos e variados serviços que têm como mote comum a inovação e as novas tecnologias.
As 180 pessoas que actualmente laboram no centro de criação de empresas representam um capital humano e técnico que, de outra forma, estaria irremediavelmente perdido para o Concelho, sendo que as facilidades de implementação e operação destas empresas permitem um horizonte de esperança sem paralelo.
Como parece claro, projectos como o "Ideia Atlântico” são uma importante mais-valia para o desenvolvimento económico de qualquer território, merecendo toda a colaboração e empenho das autoridades a nível local, regional e nacional.

Sem comentários: