segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

2007 na TV


EURONEWS
O programa que mereceu mais destaque, audiências e horas de transmissão foi obviamente a Presidência Portuguesa da União Europeia, rematada com a assinatura de um novo Tratado, mas pautada por várias iniciativas de grande impacto.
José Sócrates assumiu com elevação o papel que melhor lhe parece encaixar e levou a bom porto várias empreitadas de monta, entre as que herdou da Presidência Alemã e as que assumiu como prioridade para a Presidência Portuguesa, com realce para a também recente Cimeira Europa-África.

TRAVEL CHANNEL
Antes, o Primeiro-Ministro Português já acrescentara mais alguns cenários à colecção de fotos dos locais em que fez jogging pela manhã. Neste âmbito, se não se atreveu a enfrentar a Grande Muralha da China, não deixou de juntar ao seu registo pessoal a Praça Vermelha de Moscovo em mais uma das suas iniciativas de diplomacia económica.
De ficar com os olhos em bico foi a declaração do ano, da autoria do sempre imprudente e algo disparatado Ministro da Economia, quando aproveitou a deslocação a Pequim para defender os investimentos no nosso País, por forma a que fosse possível aproveitar os “baixos salários” dos trabalhadores portugueses.

PEOPLE & ARTS
O protagonismo de José Sócrates foi particularmente bem secundado com a meteórica ascensão de Nicolas Sarkozy e com a consolidação inspiradora do trabalho de Angela Merkel, e seriamente ameaçado com a dominância mediática de Joe Berardo.
O investidor português, que saltitou entre a defesa dos pequenos investidores da PT, a criação do seu Museu no Centro Cultural de Belém, os reparos ao potencial físico de Rui Costa e a influência no processo do BCP, merece especial relevo pela introdução do comum dos cidadãos com uma nova versão de “Economês”.

NATIONAL GEOGRAPHIC
Também em 2007, o Ambiente e a Sustentabilidade do Desenvolvimento Económico voltaram a estar na primeira linha das preocupações mundiais.
Al Gore recebeu o Nobel da Paz pela sua acção de sensibilização para as alterações climáticas. A Cimeira do Bali trouxe novos compromissos e objectivos para o topo das prioridades políticas internacionais. O petróleo continuou a sua escalada de preços ininterrupta. Por cá, começou a discussão do impacto das Linhas de Alta Tensão.

RTP1/SIC/TVI
A definição mais concreta das prinicipais linhas de intervenção do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional, as regras de acesso e as tipologias dos projectos contemplados deixa um sabor agridoce no conjunto dos agentes económicos nacionais.
Embora ainda só tenha havido pequenos simulacros de abertura de candidaturas à generalidade dos Programas Operacionais, a sensação com que se fica é a daqueles concursos de fim de tarde ou princípio de madrugada das televisões generalistas: pode-se sair de lá milionário, mas normalmente só se recebe um cheque de 50€ em compras nas Lojas Singer…

CANAL PANDA/AXN
A discussão em torno da estratégia próxima e da localização do novo aeroporto de Lisboa reuniu ingredientes de dois dos principais canais por cabo. Por um lado, por entre estudos, contra-estudos, leituras diagonais, declarações bombásticas e posições contraditórias ou contraditadas, assemelhou-se a uma daquelas séries do AXN, com muita emoção e vários episódios em infindáveis temporadas.
Todavia, quando se analisa a frio a postura dos protagonistas, pensamos que saíram quase todos de um qualquer programa do Canal Panda.

RTP-N
Mais a Norte, chora-se o leite derramado, tenta-se perceber como foi possível bater no fundo e ver os outros passar à nossa frente, clama-se pela Regionalização e dão-se passos com vista ao fortalecimento da Euro-Região.
Iremos a tempo ou será apenas mais uma tentativa frustrada de salvar um canal sem audiência?

CANAL PROGRAMAÇÃO
Se optar por ter uma panorâmica mais geral do que esteve em exibição, terá visto salpicos da animação que as Ofertas Públicas de Aquisição da Sonae.com à PT e do BCP ao BPI trouxeram ao mercado de capitais, via Canal Bloomberg.
Terá talvez, vislumbrado o reforço da oferta disponível no Gigashopping graças ao aparecimento de mais umas dezenas de médias e grandes superfícies comerciais em todo o País.
Terá, também, acompanhado o início das actividades radicais de algumas Autarquias nacionais no Extreme Sports Channel, à medida em que estas se lançavam para uma modalidade de contratos de Parceria Público-Privada, sem paraquedas.
Descontando o tempo que me concedeu para ler estas linhas, estará ainda a acompanhar em pormenor as incidências da programação do Millennium TV, cujas cenas escaldantes – que contam com a participação do Banco de Portugal, da CMVM, do Ministério das Finanças e de vários Administradores desta e de outras Instituições Financeiras – têm sido alvo de uma divulgação resumida nas madrugadas de fim-de-semana no Canal XXL. Obviamente…

Não abuse da televisão e tenha um óptimo ano de 2008!

Sem comentários: